quarta-feira, 23 de maio de 2012

Reações Quiímicas


Reconhecendo Reações Químicas

Resumo:

Na experiência tínhamos como objetivo reconhecer os efeitos das reações químicas, utilizando como base alguns recursos básicos e de fácil acesso.

Introdução:

As reações químicas são as transformações de matéria, que ocorrem quando dois ou mais componentes químicos entram em contato e se misturam.
As mudanças causadas pelas reações químicas implicam na conectividade de íons e átomos e é nas reações químicas em que uma matéria pode ser feita ou desfeita.

Metodologia:

            Recebemos para fazer a experiência os seguintes recursos: uma pipeta, um tipo de conta-gotas grande capaz de acumular vários ml ao invés de apenas gotas dos líquidos por ele coletados, três tubos de ensaio para colocarmos os experimentos, um béquer com 90 ml de água, dois copinhos de café, um com bicarbonato de sódio e o outro com vinagre puro.
            Então pegamos 20 ml de vinagre e colocamos em um dos tubos de ensaio, no caso o tubo um. Em seguida, pegamos uma pequena quantidade de água, 10 ml aproximadamente, e misturamos com o bicarbonato de sódio, daquela solução adquirida pegamos 20 ml e colocamos no tubo de ensaio dois.
            Para terminar, pegamos os dois tubos de ensaio e, ao mesmo tempo, misturamos os dois no tubo de ensaio três e observamos o resultado: um líquido meio ralo, cor castanha, muito parecida com guaraná, com um cheiro forte e uma leve borbulha.


Medidas:

            Estas foram as medidas utilizadas na experiência:

Ingrediente
Quantidade
Bicarbonato de Sódio
20 ml ( solução c/ água )
Vinagre
20 ml
Água
10 ml

Conclusão:

            Concluímos que, nessa experiência, descobrimos qual o resultado da reação química causada na mistura de bicarbonato de sódio e vinagre.

Bibliografia:


 
           Wikipédia – pt.wikipedia.org/wiki/reação_química

Nenhum comentário:

Postar um comentário