quinta-feira, 21 de junho de 2012

Relatório - A Caixa Escura

A Caixa Escura:

Resumo:
 
 Nesta experiência, construímos uma Caixa Escura, que foi o primeiro protótipo de câmera fotográfica. Então vimos como é que o nosso olho funciona. Através desta experiência, aprendemos como funcionava a máquina fotográfica antiga.
 
Introdução:

 A Caixa Escura é o nome popular da Câmara Escura, primeiro modelo de máquina fotográfica, que consistia em uma caixa completamente preta por dentro com dois furos. Pelo furo maior a imagem era captada e, dentro da câmara, invertida verticalmente, colocando-a de "cabeça para baixo" e, no furo menor, era projetada a imagem modificada ( invertida ). Depois dessa descoberta, muitos inventores colocaram um tipo de espelho meio inclinado dentro e o furo menor era substituído por uma tela, onde os artistas pintavam por cima da imagem que aparecia na tela. Eis aqui uma foto da câmara usada por artistas no século XVIII ( Século Dezoito ):

Câmara Escura - Século XVIII
( Foto retirada de: pt.wikipédia.org/wiki/ )

Metodologia:

  Acendemos uma vela e colocamos ela próxima ao buraco maior da caixa, colocamos o papel preto do lado do furo menor e pudemos ver a imagem da vela de cabeça para baixo, o professor nos explicou que é assim que os nossos olhos funcionam, eles enxergam tudo invertido e então o cérebro desvira a imagem.

Medidas:

 Para construir a câmara escura, utilizamos:

  • Caixa de Sapatos
  • Papel preto
  • Fita isolante
  • Tinta preta
  • Pincel
  • Tesoura

 Pegamos a caixa de sapatos, desfizemos a armação dela e a cortamos em duas partes, uma um pouco maior que a outra. Depois, pegamos a tinta preta e pintamos todo o lado de dentro da caixa. Depois, a montamos denovo, colando as laterais com fita isolante e cobrindo com papel preto. Fizemos um furo de cada lado. 


Conclusão:

 A caixa escura funciona como os nossos olhos, eles captam a imagem e as projetam invertidas, depois o cérebro funciona como um espelho, invertendo a imagem novamente, deixando-a com o formato original.

Bibliografia:

Wikipédia - pt.wikipedia.org/wiki/



Nenhum comentário:

Postar um comentário