quinta-feira, 7 de junho de 2012

Relatório de Laboratório - Expansão de Gases

Relatório da Experiência
Expansão dos gases

            Resumo: 

Nesta experiência aprendemos sobre a expansão dos gases, que ocupam mais espaço a cada segundo, se expandindo para todos os lados. Utilizamos algumas coisas básicas para esta experiência, sendo fácil de reproduzi-la em casa.

        Introdução:

Ao aquecer o açúcar vimos ele se transformar em outra coisa, algo preto e mais consistente, o que seria isso? 

“O açúcar é retirado da beterraba ou da cana de açúcar”. “São glúcidos que se descompõem com o calor e é combustível como o carvão, a madeira ou outro.” “Quando o açúcar é aquecido, ele fica escuro”.

Quando está a fazer o caramelo ele começa a escurecer cada vez mais até ficar escuro e se por acaso se esquecer de retirar do lume ele fica tipo cinzas, ou seja fica tipo carvão." - Ou seja, o açúcar começa a virar caramelo, mas, quando esquenta mais do que isso ele vira carvão.
     
É fato que qualquer massa biológica - qualquer organismo que tenha uma massa que o fogo possa consumir vira carvão ao ser queimado. Nenhum animal ou vegetal pode escapar disso, peixe queimado vira carvão, porco queimado vira carvão, açúcar - que é o líquido retirado da cana de açúcar depois de solidificado e refinado - também vira carvão, até mesmo os mortos cremados se transformam em carvão. Quando o açúcar começa a virar carvão, ele libera, através do vapor, a água presente nele, então, após toda a água ser evaporada, ele vira carvão. Escurecendo cada vez mais até ficar preto e virar o famoso carvão vegetal, sendo o carvão mais utilizado do mundo.
                                                                                                     
Metodologia:

Recebemos para fazer a experiência: um tubo de ensaio com um pouco de açúcar, um pregador de roupa com uma madeira presa, uma bexiga, uma tira de fita crepe e ainda tínhamos o bico de Bussen - tipo de mecanismo que libera uma quantidade baixa de gás, mas o suficiente para acender uma chama - instalado na mesa.

Acendemos o Bico de Bussen, com uma chama média, prendemos a boca da bexiga do lado aberto do tubo de ensaio, colamos a fita em torno da boca do tubo de ensaio que estava encoberto com a bexiga, prendemos o pregador na lateral do tubo de ensaio e colocamos ele na lateral da chama, inclinamos um pouco o tubo, de maneira que o açúcar ficasse bem acima da chama.

Após um tempo, o açúcar começou a escurecer e a liberar um tipo de vapor. Até chegar a um ponto em que o açúcar ficou preto e o gás ficou castanho, com um cheiro doce de caramelo. A bexiga encheu com os gases.

Medidas:

Utilizamos nesta experiência:

- 1 tubo de ensaio
- 1 bexiga
- um pedaço de fita crepe
- 10g de açúcar
- Bico de Bussen

Conclusão:

Toda e qualquer matéria biológica quando aquecida pode virar carvão, e quando o açúcar se transforma em carvão ele libera uma quantidade de gases suficiente para encher uma bexiga.

Bibliografia:

- Site Os Porques - osporques.com/porque-e-que-o-acucar-muda-de-cor-quando-aquecido/

- Blog La-Blog-Atorio - www.la-blog-atorio.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário